segunda-feira, 3 de julho de 2023

Aniversário da BCG e a vacina nossa de cada dia

 

 

No dia 1º de julho, a vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin), proteção contra a tuberculose, completou 102 anos. No entanto, não há muito a comemorar. Segundo dados do projeto Observa Infância, parceria da Fiocruz com o Centro Universitário Arthur de Sá Earp Neto (Unifase), a taxa de cobertura entre os bebês de zero a um ano caiu de 100%, em 2011, para 82% em 2022. Vale lembrar que, segundo o Ministério da Saúde, a BCG deve ser aplicada até os 4 anos de idade.

E mais: infelizmente, a situação se repete, com as crianças, com outras vacinas e em outros países. Segundo o relatório publicado em abril de 2023 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), uma em cada cinco crianças no mundo nunca foi vacinada ou não recebeu as vacinas de que precisa. Em termos numéricos, é o equivalente a 67 milhões de crianças sem proteção vacinal, o pior resultado desde 2008.

De acordo com as duas organizações, as consequências da pandemia de Covid-19 foram “catastróficas para a imunização infantil”: o mundo perdeu, em três anos, mais de uma década de avanços relacionados à vacinação. Com a baixa cobertura, doenças já controladas ou até mesmo erradicadas voltam a preocupar as autoridades sanitárias. No Brasil, por exemplo, o processo está em curso com o sarampo e os pesquisadores vêm alertando para o risco da volta da poliomielite, pelo mesmo motivo. 


 Vacinação infantil: um problema de gente grande

Quando se trata da vacinação de crianças, abordamos, indiretamente, o comportamento dos adultos responsáveis por elas. Em nosso país, as causas da chamada hesitação vacinal vão desde problemas estruturais como o horário de funcionamento dos postos de saúde ou a logística de distribuição das vacinas até as fake news sobre os imunizantes. 

 Em pesquisa realizada no Labdec no ano passado sobre o conteúdo das fake news relativas à vacina contra a Covid-19 para crianças de outubro de 2021 a janeiro de 2022, observamos que a maioria dos textos associava a vacina à morte, a sintomas da doença ou até mesmo à internação hospitalar. Que responsáveis gostariam de submeter uma criança ao sofrimento e ao risco de morte?

Como soluções para estes problemas, os autores do relatório do Unicef propõem estratégias em quatro eixos: garantir a vacinação para todas as crianças em todo o mundo, reforçar a confiança na vacinação, investir em imunização e saúde e estabelecer sistemas de saúde resilientes.

Entre as ações já iniciadas, está a Agenda de Imunização 2030, lançada pela ONU em abril de 2021. O projeto engloba a vacinação ao longo de toda a vida e, segundo a OMS, se totalmente implementado, deve evitar cerca de 50 milhões de mortes no período.

Para refletir (Deixe a sua resposta nos comentários): E nós, o que podemos fazer para ajudar a reverter a situação? Como abordar a importância da vacinação em sala de aula?

Imagens: Pixabay

Fernanda Veneu

 

Fontes/Para saber mais

Dia mundial da BCG: https://bvsms.saude.gov.br/01-7-dia-da-vacina-bcg-4/#:~:text=O%20imunizante%20foi%20fruto%20de,de%20Koch%2C%20causador%20da%20tuberculose

Redução da taxa de cobertura da BCG no Brasil: https://aps.saude.gov.br/noticia/20496#:~:text=Em%202022%2C%20a%20cobertura%20teve,era%20de%20100%25%20de%20imunizados

Relatório Estado Mundial da Infância 2023, do Unicef: https://www.unicef.org/media/139001/file/Estado%20Mundial%20de%20la%20Infancia%202023.pdf

Risco de volta da poliomielite: https://portal.fiocruz.br/noticia/pesquisadores-da-fiocruz-alertam-para-risco-de-retorno-da-poliomielite-no-brasil

Vacinas para a infância no Brasil: https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/vacinas-que-todas-as-criancas-devem-tomar.htm#%0D%0A%E2%86%92+Ao+nascer

Calendário nacional de vacinação do Brasil: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/calendario-nacional-de-vacinacao

Trabalho “Fake news and children’s vaccination for Covid-19 in Brazil: main contents by a news checking service”, apresentado no XX Ioste International Simposium em 2022. Disponível em https://proceedings.science/ioste-2022/papers/fake-news-and-children-s-vaccination-for-covid-19-in-brazil-main-contents-by-a-n?lang=en

Agenda de Imunização 2030: https://www.immunizationagenda2030.org/

 

Materiais para sala de aula

Sugestão de filmes/vídeos

Roteiro de discussão para o filme “Eu sou a lenda”: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/filme-eu-sou-lenda-nas-aulas-biologia.htm

Vídeo do Instituto Butantan sobre a história das vacinas: https://www.youtube.com/watch?v=x_NNMDzm808&t=4s

Vídeo da Turma da Mônica sobre a vacina da gripe: https://youtu.be/5j4_kdA7-k4

Vídeos da campanha “A importância da vacinação”, do Instituto Butantan: https://campanhavacina.butantan.gov.br/aulas.php

Cartilha contra fake news, de Luiz Alberto de Souza Filho e Débora de Aguiar Lage: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599044

 

História e importância da vacinação

Livro: Vacina antivariólica: ciência, técnica e o poder dos homens – 1808-1920, da historiadora Tania Maria Fernandes (Editora Fiocruz). Disponível para download gratuito em: https://books.scielo.org/id/pd6q9/pdf/fernandes-9786557080955.pdf

https://butantan.gov.br/noticias/imunizacao-uma-descoberta-da-ciencia-que-vem-salvando-vidas-desde-o-seculo-xviii

https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2020/05/25/conheca-a-historia-da-primeira-vacina-do-mundo-descoberta-ha-224-anos-na-inglaterra.ghtml

https://www.medicina.ulisboa.pt/newsfmul-artigo/106/descoberta-das-vacinas-e-vacinacao

https://futura.frm.org.br/conteudo/mobilizacao-social/noticia/10-vacinas-essenciais-para-historia

 

Tuberculose no Brasil

https://www.paho.org/pt/noticias/24-3-2023-dia-mundial-combate-tuberculose-brasil-reforca-acoes-para-eliminacao-da-doenca#:~:text=O%20Brasil%20%C3%A9%20o%20pa%C3%ADs,Epidemiol%C3%B3gico%20do%20Minist%C3%A9rio%20da%20Sa%C3%BAde.

https://conselho.saude.gov.br/ultimas-noticias-cns/2921-tuberculose-desigualdade-social-dificulta-o-tratamento-da-doenca-no-brasil

terça-feira, 27 de junho de 2023

Mensagem de Boas-Vindas

 

Olá, bem-vindo/a/s ao BlogDec!

A fidedignidade das informações científicas que circulam no Brasil e no mundo sempre foi uma preocupação e, na verdade, uma inquietação que tive desde que comecei minha carreira acadêmica, ainda como estudante de Ciências Biológicas. Nesse sentido, surge a necessidade de divulgar o conhecimento de forma séria, responsável e atualizada. Assim, em 2013, mais precisamente em junho, é criado o Laboratório de Divulgação Científica e Ensino de Ciências, nosso querido Labdec.

Vale destacar que nossa missão vai além de divulgar a ciência, uma vez que esse processo de divulgação está articulado às propostas de ensino, sobretudo o ensino de ciências. Nossas pesquisas estão imersas em uma discussão sobre o contexto real do ensino, da educação básica ao ensino superior, voltando-se para o entendimento das práticas docentes, dos recursos de divulgação científica utilizados nos contextos formais e não formais de ensino. O que há 10 anos parecia uma utopia de um pesquisador entusiasta hoje é realidade. Muitos pesquisadores já passaram pelo querido Labdec, desde alunos de iniciação cientifica a pós-doutorandos, de diversas regiões do Brasil e até de outros países. Cada um deles deixou sua marca registrada. O Labdec é esse mosaico de sentimentos, emoções e muitas produções.

Nossas produções só têm aumentado ao longo dos anos, englobando desde materiais didáticos, passando por guias e manuais educativos, projetos finais de graduação, dissertações, teses, a capítulos de livros, artigos em periódicos nacionais e internacionais, até atas e anais de congressos acadêmicos. Entendendo que estamos em contínuo aprendizado e buscando adentrar novos espaços, o Labdec ganha as redes sociais: temos contas no Instagram e no Facebook, um canal no YouTube e o nosso site, que costuma ser um ponto de encontro para o qual convergem as demais redes sociais.

Entretanto, não paramos por aqui. Um novo espaço começou a se configurar em nossas reuniões semanais: o nosso blog, intitulado carinhosamente BlogDec. Esse espaço é para pensarmos de maneira dinâmica e interativa sobre temas científicos e as diferentes formas de divulgá-los para a sociedade. Esperamos que todos sejam provocados a participar ativamente das postagens que foram e serão sempre pensadas com muita atenção às necessidades da sociedade que se encontra em constantes transformações.

Venham conosco, aguardamos vocês!

Marcelo Borges Rocha (coordenador do Labdec)

GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO DE BIOLOGIA: OS DESAFIOS PARA SUPERAR O MODELO CONSERVADOR

  Qual professor ou professora de Ciências e Biologia já não viveu aquele momento, durante o ano letivo, em que teve que trabalhar conteúdos...