sexta-feira, 23 de junho de 2023

Alanza Mara Zanini (Doutoranda do Instituto NUTES/UFRJ)


e-mail: alanzabiologia@gmail.com

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2012) e mestre em Ecologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2015). Possui experiência de seis anos como professora de Ciências e Biologia em escolas da rede privada e como editora de conteúdo de materiais didáticos dessas disciplinas. Atualmente é doutoranda em Educação em Ciências e Saúde, pelo Instituto NUTES da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e pesquisadora do Laboratório de Divulgação Científica e Ensino de Ciências (LABDEC), atuando na linha de pesquisa em Mediações Socioculturais nas Ciências e na Saúde, principalmente nos temas: percepção e educação ambiental em Unidades de Conservação.

Júlia Beatriz Andrade Silveira (Doutoranda PPCTE)


e-mail: julia__beatriz@hotmail.com

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Estagiou no laboratório de Limnologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro por alguns meses. Foi durante três anos bolsista de iniciação científica no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Laboratório de Echinodermata do Departamento de Invertebrados. Durante a graduação trabalhou quatro anos em escolas como monitora de Biologia. Atualmente trabalha como professora de Ciências e Biologia em um colégio particular e é Mestranda bolsista no Laboratório de Divulgação Científica e Ensino de Ciências, do Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. 

Alberto Henrique Melo (Mestrando EGeD do IBqM)


e-mail: alberto.henrique.15@gmail.com

Possui bacharelado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Celso Lisboa (2019) e atualmente cursa licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestrado no Programa de Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Biociências do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ. Realizou Iniciação Científica pelo LABDEC e possui experiência em pesquisas sobre divulgação científica. Atualmente investiga a doença de Alzheimer em blogs de Ciências brasileiros.

Fernanda Marques (Mestranda NUTES/UFRJ)

 

e-mail: fefa_marques@msn.com

Mestranda no Programa de Pós-graduação de Educação em Ciências e Saúde do Instituto NUTES da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Graduada em Gestão Ambiental pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (2018). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense (2014). Professora de Ciências e Inglês na Educação Básica. Possui experiência com produção de atividade e recursos didáticos, educação ambiental, unidade de conservação e impactos ambientais e atualmente investiga a abordagem de temáticas ambientais em blogs de Ciências no contexto nacional.

Fernanda Veneu (Pós-doutoranda)

 

 


e-mail: fveneu@gmail.com

Graduada em Comunicação Social (Jornalismo) pela UFRJ, tem mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade de Salamanca (Espanha, 2001) e doutorado em Ciências pelo programa de pós-graduação Ensino em Biociências e Saúde da Fiocruz (2009). Ainda pela Fiocruz, fez um pós-doutorado na mesma área de 2013 a 2018. Atualmente, cursa o pós-doutorado no Labdec, onde estuda o papel das controvérsias da ciência e na ciência na formação dos professores.

Clara dos Santos Baptista (Doutoranda do PPCTE)


 

e-mail: clarabaptista92@gmail.com

Possui Bacharelado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2016), tendo neste período, cursado graduação sanduíche na Humboldt State University (2015) pelo Programa Federal Ciências Sem Fronteiras. Possui também Licenciatura em Ciências da Natureza na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2018), curso de especialização em Ensino de Ciências e Biologia na pós-graduação do Colégio Pedro II (2019) e Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação, no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ). Tem experiência na rede privada de ensino e ONG na área de educação ambiental e ensino de Ciências e Biologia. Atualmente vinculada ao Programa de pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE) no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) como doutoranda, desenvolve investigação na área de Educação Ambiental e Educação Inclusiva.

Gabriel Mendes (Doutorando NUTES/UFRJ)

 


e-mail: mendesbio88@gmail.com

Professor de Biologia, mestre pelo programa Ciência, Tecnologia e Educação do CEFET/RJ e doutorando em Educação em Ciências e Saúde pela UFRJ. Atualmente indaga-se sobre o Ensino de Ciência por Investigação (EnCI) como abordagem didática para a educação sexual e nos últimos anos vem desenvolvendo pesquisas de revisão bibliográfica sobre a educação sexual no Brasil em diferentes meios de comunicação científica como anais de congresso, periódicos e bancos de dissertações e teses das áreas de Educação e Ensino de Ciências a fim de traçar um Estado da Arte da pesquisa em educação sexual no Brasil dentro desses campos. Também possui experiência em produção e análise de materiais educacionais e de Divulgação Científica, em especial documentários.

GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO DE BIOLOGIA: OS DESAFIOS PARA SUPERAR O MODELO CONSERVADOR

  Qual professor ou professora de Ciências e Biologia já não viveu aquele momento, durante o ano letivo, em que teve que trabalhar conteúdos...