segunda-feira, 31 de julho de 2023

Um novo período da tecnologia - a era da Inteligência Artificial

 

Nos últimos anos, o mundo tem passado por uma série de mudanças tecnológicas que influenciam a forma como  resolvemos nossos problemas. Acontecimentos como a recente pandemia da Covid-19 nos obrigam a nos reinventar, repensar nossas práticas, tanto no âmbito pessoal quanto profissional, e induzem a descoberta e desenvolvimento de diferentes tecnologias, como a Inteligência Artificial (IA).

A IA é um campo da ciência da computação que se concentra no desenvolvimento de sistemas e programas capazes de realizar tarefas, como a capacidade de aprender com a experiência, raciocinar, resolver problemas, tomar decisões, compreender linguagem natural e reconhecer padrões, que normalmente requerem inteligência humana. O objetivo da IA é criar máquinas e sistemas que possam simular algumas das capacidades cognitivas humanas, tornando-se capazes de executar tarefas complexas de forma autônoma e eficiente. Para que esses objetivos sejam alcançados, a IA utiliza algoritmos, modelos matemáticos, redes neurais artificiais e outras técnicas de processamento de dados para imitar ou aprimorar as habilidades humanas.

A cada dia,  a IA está cada vez mais presente em nossa vida nas mais diversas áreas, incluindo assistentes virtuais, sistemas de recomendação, diagnósticos médicos, veículos autônomos, jogos e muito mais. À medida que a tecnologia avança, a IA evolui cada vez mais, expande suas aplicações, apresentando oportunidades e desafios para a sociedade.

A educação tem sido, ultimamente, uma das áreas em que a IA tem sido muito aplicada. O seu uso tem o potencial de revolucionar a forma como ensinamos e aprendemos, proporcionando novas oportunidades e enfrentando desafios significativos. A IA, na educação, pode apresentar alguns impactos. O primeiro é a personalização do aprendizado, pois possibilita a análise do desempenho e necessidades de cada estudante de forma individualizada, oferecendo recursos adequados ao ritmo e nível de conhecimento de cada aluno. Destacamos também o aprendizado adaptativo: pelas interações do estudante com o conteúdo, a IA pode sugerir atividades adicionais e ajustar a abordagem tendo em conta a necessidade de cada aluno, com o objetivo de melhorar o aprendizado. Quando se fala em acesso à educação, a IA possibilita a criação de plataformas de aprendizagem online que podem alcançar alunos com dificuldades de acesso à educação tradicional, ampliando o alcance da educação e democratizando o conhecimento. Outro ponto importante é a automação de tarefas administrativas, pois a IA pode lidar com correção automática de exercícios, provas e gerar relatórios de desempenho dos estudantes, liberando tempo para os professores se dedicarem a outras atividades. Por fim, o uso deste produto da tecnologia pode ajudar também a identificar  necessidades especiais, pois o uso de algoritmos permite detectar padrões e sinais de dificuldades de aprendizado dos estudantes, possibilitando, ao professor, intervir no momento certo e de maneira personalizada junto aos estudantes que precisam de reforço extra.

Como vantagens da IA na educação, podemos destacar a eficiência e escalabilidade, recursos educacionais inteligentes, engajamento aprimorado e aprendizado contínuo. No entanto, é fundamental atentar para as suas desvantagens. A primeira é a falta de interação humana, pois, embora a IA possa fornecer um ensino mais personalizado, ela não pode substituir a interação humana nem o papel vital dos professores como orientadores, mentores e, na maioria das vezes, modelos para os alunos. Privacidade e segurança de dados é uma outra questão a considerar, pois o uso da IA envolve a coleta e análise de dados dos alunos, o que pode gerar preocupações relativas à privacidade e uso indevido destas informações. A desigualdade digital é outro aspecto importante: nem todos os estudantes têm igualdade de acesso a dispositivos eletrônicos, conectividade e conhecimento prévio. Lembramos também dos vieses algorítmicos: se os algoritmos da IA forem treinados com dados enviesados, podem conduzir a desigualdades e discriminações existentes na sociedade.

Apesar de a IA permitir o desenvolvimento de determinadas habilidades nos estudantes, ela não substitui o professor nem a interação em sala de aula, que possibilitam a aquisição de habilidades fundamentais para a relação com a sociedade, como a colaboração, cooperação, comunicação, entre outras.

Assim, se a Inteligência Artificial na educação tem o potencial de provocar transformações profundas , proporcionando possibilidades de  um ensino mais personalizado, acessível e eficiente, também é essencial abordar as preocupações em torno da privacidade, equidade e ética. É nosso papel garantir que seja usada de forma responsável e benéfica para todos os estudantes. Além disso, é importante reconhecer que a tecnologia deve ser um complemento à educação, e não uma substituição completa da interação humana e da presença do professor em sala de aula.

 

Para refletir (responda nos comentários): Considerando os potenciais positivos e negativos quanto ao uso da IA, como podemos utilizá-la de forma ética e responsável? Quais são os

principais desafios que vêm à mente quando se pensa nessas tecnologias? Que novos horizontes podem ser abertos pela Inteligência Artificial? Na educação, a IA será uma solução para resolver os problemas dos alunos ou uma dificuldade para um aprendizado eficaz e desenvolvimento de determinadas habilidades?

Texto: Pedro Costa com a participação de Dannylo

Imagens: Criadas com IA com a ferramenta Crayon.

 

Fontes/Para saber mais:

Inteligência artificial na educação: impactos e benefícios: https://rubeus.com.br/blog/inteligencia-artificial-na-educacao/

Devemos temer o uso da inteligência artificial na educação: https://www.ufsm.br/2023/06/13/uso-da-inteligencia-artificial-na-educacao

Aprenda a resumir tópicos de estudo com ChatGPT: https://www.acheconcursos.com.br/noticias/aprenda-a-resumir-conteudos-de-estudo-com-o-chatgpt-59015

Criação de imagens artificiais pelo modelo DALL-E: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2022/06/13/dall-e-e-ias-que-criam-imagens-designers-perderao-emprego.htm

Impactos da inteligência artificial na sociedade: https://redacaonline.com.br/blog/a-inteligencia-artificial-e-os-impactos-sociais-no-brasil-e-no-mundo-tema-de-redacao/#:~:text=Impactos%20Positivos%20da%20Intelig%C3%AAncia%20Artificial%20na%20Sociedade&text=Com%20melhores%20recursos%20de%20monitoramento,custos%20operacionais%20e%20economizar%20dinheiro

Inteligência artificial na saúde e medicina: https://medicinasa.com.br/ia-medicina-diagnostica/

 

Materiais para a sala de aula:

Documentário BBC: Inteligência artificial pode ter consciência? https://www.youtube.com/watch?v=4SPwc1AyMsk

Por que os cientistas temem o futuro da Inteligência Artificial. https://www.youtube.com/watch?v=azaktxwaWeE

Como a Inteligência Artificial está mudando salas de aula no Brasil e no mundo? https://www.bbc.com/portuguese/geral-40969450

Google, Microsoft e OpenAI criam fórum para discutir riscos da IA. https://canaltech.com.br/inteligencia-artificial/google-microsoft-e-openai-criam-forum-para-discutir-riscos-da-ia-257344/

O que é o ChatGPT e por que alguns o veem como ameaça. https://www.youtube.com/watch?v=oJYrXb0KB04


Ferramentas gratuitas de IA:

Chatbot inteligente GPT 3.5 (ChatGPT): https://chat.openai.com/

Gerador de imagens por texto - Craiyon: https://www.craiyon.com/

IA criadora de apresentação de slides - Slidesgo: https://slidesgo.com/ai-presentations


Sugestões de filmes e séries:

https://www.showmetech.com.br/filmes-e-series-inteligencia-artificial/
 

segunda-feira, 17 de julho de 2023

O que você está fazendo aqui? A redescoberta centenária de uma planta com potencial bioinvasor no Rio de Janeiro

 

Prezados professores,

Gostaríamos de compartilhar uma importante descoberta científica que certamente vai despertar o seu interesse. Trata-se da ocorrência da espécie Kallstroemia tribuloides (Mart.) Steud. – popularmente conhecida como rabo-de-calango – no Rio de Janeiro. Essa planta, nativa da Caatinga, levanta questionamentos sobre uma possível invasão biológica em curso. No Brasil, já enfrentamos casos emblemáticos de espécies invasoras, como o javali (Sus scrofa), o mexilhão-dourado (Limnoperna fortunei) e o coral-sol (Tubastraea spp.). Você já ouviu algo sobre elas?

Detalhe da flor da espécie Kallstroemia tribuloides (Mart.) Steud.

A ciência tem enfatizado a importância da identificação de espécies exóticas com potencial invasor antes que se espalhem pela paisagem em larga escala. Isso é fundamental para o sucesso do monitoramento e controle do processo de invasão biológica. De acordo com especialistas, as espécies não nativas são consideradas invasoras quando estabelecem populações autossuficientes, aumentam sua densidade populacional ao longo do tempo e se dispersam para longe de seu local de introdução. A invasão biológica pode causar impactos significativos nas comunidades nativas e no funcionamento dos ecossistemas, além de acarretar prejuízos socioeconômicos.

A K. tribuloides é encontrada em países da América do Sul, incluindo Argentina, Bolívia e Brasil. No Brasil, sua distribuição parece ser restrita ao Bioma Caatinga. Essa planta é adaptada a ambientes ensolarados, prefere solos arenosos e mostra-se oportunista em áreas degradadas. Pertencente à família Zygophyllaceae, a espécie compartilha adaptações morfológicas, anatômicas e fisiológicas para enfrentar condições extremas, como déficit hídrico, seca, insolação e altas temperaturas.

Em março de 2023, indivíduos de K. tribuloides foram identificados em Saquarema, Rio de Janeiro. É importante ressaltar que existem apenas dois registros anteriores da espécie fora da Região Nordeste: um no Espírito Santo (coletado em 1972) e outro no Rio de Janeiro (coletado em 1877), ainda no Período Imperial, da autoria do botânico Auguste François Marie Glaziou.

Ecossistema de restinga em Saquarema, Rio de Janeiro.

Essa descoberta oferece uma excelente oportunidade para que professores e alunos explorem a temática da biodiversidade, a adaptação das espécies a diferentes ambientes e os possíveis impactos da bioinvasão. Incentivamos vocês, educadores, a utilizarem esse exemplo como uma oportunidade de ensino, engajando os alunos em atividades práticas, como coletas e análises de espécies vegetais em seus respectivos ambientes.

Texto e fotos: Alex Iacone

Para refletir (Deixe a sua resposta nos comentários): E você, o que costuma fazer quando encontra uma espécie que nunca viu antes? Como podemos estimular a curiosidade e o olhar dos educandos para a biodiversidade?

Fontes/Para saber mais

Material botânico (exsicata) coletado em 1887 por Auguste François Marie Glaziou: https://science.mnhn.fr/institution/mnhn/collection/p/item/p03192077

Matéria da revista Ciência Hoje das Crianças sobre o coral-sol: https://chc.org.br/artigo/de-onde-voce-vem/ 

Reportagem do Jornal da USP sobre o tema Invasão Biológica: https://jornal.usp.br/atualidades/invasao-biologica-um-problema-crescente-que-coloca-especies-nativas-em-risco/ 

Site do Laboratório de Ecologia de Invasões Biológicas, Manejo e Conservação (LEIMAC) da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil: https://leimac.sites.ufsc.br/ 

Materiais para sala de aula

Série sobre invasões biológicas (LEIMAC/UFSC): https://www.youtube.com/watch?v=b7Du6X--NIU

Experimentoteca - Prensa para flores e folhas (como fazer exsicatas para herbário): https://www.youtube.com/watch?v=reuCBWSlAEU

Gibi “A invasão do coral-sol”: https://www.brbio.org.br/wp-content/uploads/2019/02/GIBI-CoralSol-A5.pdf

Plataforma para registro e identificação da biodiversidade: https://www.inaturalist.org/

quinta-feira, 6 de julho de 2023

José Augusto Malacarne

 


e-mail: ze_malacarne@hotmail.com 

Doutorando em Educação em Ciências em Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É formado em Educação Física. Suas pesquisas estão relacionadas ao processo de formação e ensino da saúde. No doutorado, investiga os significados atribuídos à saúde pelos professores de educação física na cidade do Rio de Janeiro, com ênfase nas questões sociais que permeiam a cidade e envolvem o conceito ampliado do tema.

Tayná de Souza Pereira

 


e-mail: taynaszpereira@gmail.com

 

Mestranda em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Celso Lisboa. Atualmente é pesquisadora do Laboratório de Divulgação Científica e Ensino de Ciências (LABDEC) do CEFET/RJ atuando principalmente nos seguintes temas: Animês na Divulgação Científica, Educação em Ciências, Educação ambiental.

segunda-feira, 3 de julho de 2023

Aniversário da BCG e a vacina nossa de cada dia

 

 

No dia 1º de julho, a vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin), proteção contra a tuberculose, completou 102 anos. No entanto, não há muito a comemorar. Segundo dados do projeto Observa Infância, parceria da Fiocruz com o Centro Universitário Arthur de Sá Earp Neto (Unifase), a taxa de cobertura entre os bebês de zero a um ano caiu de 100%, em 2011, para 82% em 2022. Vale lembrar que, segundo o Ministério da Saúde, a BCG deve ser aplicada até os 4 anos de idade.

E mais: infelizmente, a situação se repete, com as crianças, com outras vacinas e em outros países. Segundo o relatório publicado em abril de 2023 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), uma em cada cinco crianças no mundo nunca foi vacinada ou não recebeu as vacinas de que precisa. Em termos numéricos, é o equivalente a 67 milhões de crianças sem proteção vacinal, o pior resultado desde 2008.

De acordo com as duas organizações, as consequências da pandemia de Covid-19 foram “catastróficas para a imunização infantil”: o mundo perdeu, em três anos, mais de uma década de avanços relacionados à vacinação. Com a baixa cobertura, doenças já controladas ou até mesmo erradicadas voltam a preocupar as autoridades sanitárias. No Brasil, por exemplo, o processo está em curso com o sarampo e os pesquisadores vêm alertando para o risco da volta da poliomielite, pelo mesmo motivo. 


 Vacinação infantil: um problema de gente grande

Quando se trata da vacinação de crianças, abordamos, indiretamente, o comportamento dos adultos responsáveis por elas. Em nosso país, as causas da chamada hesitação vacinal vão desde problemas estruturais como o horário de funcionamento dos postos de saúde ou a logística de distribuição das vacinas até as fake news sobre os imunizantes. 

 Em pesquisa realizada no Labdec no ano passado sobre o conteúdo das fake news relativas à vacina contra a Covid-19 para crianças de outubro de 2021 a janeiro de 2022, observamos que a maioria dos textos associava a vacina à morte, a sintomas da doença ou até mesmo à internação hospitalar. Que responsáveis gostariam de submeter uma criança ao sofrimento e ao risco de morte?

Como soluções para estes problemas, os autores do relatório do Unicef propõem estratégias em quatro eixos: garantir a vacinação para todas as crianças em todo o mundo, reforçar a confiança na vacinação, investir em imunização e saúde e estabelecer sistemas de saúde resilientes.

Entre as ações já iniciadas, está a Agenda de Imunização 2030, lançada pela ONU em abril de 2021. O projeto engloba a vacinação ao longo de toda a vida e, segundo a OMS, se totalmente implementado, deve evitar cerca de 50 milhões de mortes no período.

Para refletir (Deixe a sua resposta nos comentários): E nós, o que podemos fazer para ajudar a reverter a situação? Como abordar a importância da vacinação em sala de aula?

Imagens: Pixabay

Fernanda Veneu

 

Fontes/Para saber mais

Dia mundial da BCG: https://bvsms.saude.gov.br/01-7-dia-da-vacina-bcg-4/#:~:text=O%20imunizante%20foi%20fruto%20de,de%20Koch%2C%20causador%20da%20tuberculose

Redução da taxa de cobertura da BCG no Brasil: https://aps.saude.gov.br/noticia/20496#:~:text=Em%202022%2C%20a%20cobertura%20teve,era%20de%20100%25%20de%20imunizados

Relatório Estado Mundial da Infância 2023, do Unicef: https://www.unicef.org/media/139001/file/Estado%20Mundial%20de%20la%20Infancia%202023.pdf

Risco de volta da poliomielite: https://portal.fiocruz.br/noticia/pesquisadores-da-fiocruz-alertam-para-risco-de-retorno-da-poliomielite-no-brasil

Vacinas para a infância no Brasil: https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/vacinas-que-todas-as-criancas-devem-tomar.htm#%0D%0A%E2%86%92+Ao+nascer

Calendário nacional de vacinação do Brasil: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/calendario-nacional-de-vacinacao

Trabalho “Fake news and children’s vaccination for Covid-19 in Brazil: main contents by a news checking service”, apresentado no XX Ioste International Simposium em 2022. Disponível em https://proceedings.science/ioste-2022/papers/fake-news-and-children-s-vaccination-for-covid-19-in-brazil-main-contents-by-a-n?lang=en

Agenda de Imunização 2030: https://www.immunizationagenda2030.org/

 

Materiais para sala de aula

Sugestão de filmes/vídeos

Roteiro de discussão para o filme “Eu sou a lenda”: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/filme-eu-sou-lenda-nas-aulas-biologia.htm

Vídeo do Instituto Butantan sobre a história das vacinas: https://www.youtube.com/watch?v=x_NNMDzm808&t=4s

Vídeo da Turma da Mônica sobre a vacina da gripe: https://youtu.be/5j4_kdA7-k4

Vídeos da campanha “A importância da vacinação”, do Instituto Butantan: https://campanhavacina.butantan.gov.br/aulas.php

Cartilha contra fake news, de Luiz Alberto de Souza Filho e Débora de Aguiar Lage: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599044

 

História e importância da vacinação

Livro: Vacina antivariólica: ciência, técnica e o poder dos homens – 1808-1920, da historiadora Tania Maria Fernandes (Editora Fiocruz). Disponível para download gratuito em: https://books.scielo.org/id/pd6q9/pdf/fernandes-9786557080955.pdf

https://butantan.gov.br/noticias/imunizacao-uma-descoberta-da-ciencia-que-vem-salvando-vidas-desde-o-seculo-xviii

https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2020/05/25/conheca-a-historia-da-primeira-vacina-do-mundo-descoberta-ha-224-anos-na-inglaterra.ghtml

https://www.medicina.ulisboa.pt/newsfmul-artigo/106/descoberta-das-vacinas-e-vacinacao

https://futura.frm.org.br/conteudo/mobilizacao-social/noticia/10-vacinas-essenciais-para-historia

 

Tuberculose no Brasil

https://www.paho.org/pt/noticias/24-3-2023-dia-mundial-combate-tuberculose-brasil-reforca-acoes-para-eliminacao-da-doenca#:~:text=O%20Brasil%20%C3%A9%20o%20pa%C3%ADs,Epidemiol%C3%B3gico%20do%20Minist%C3%A9rio%20da%20Sa%C3%BAde.

https://conselho.saude.gov.br/ultimas-noticias-cns/2921-tuberculose-desigualdade-social-dificulta-o-tratamento-da-doenca-no-brasil

GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO DE BIOLOGIA: OS DESAFIOS PARA SUPERAR O MODELO CONSERVADOR

  Qual professor ou professora de Ciências e Biologia já não viveu aquele momento, durante o ano letivo, em que teve que trabalhar conteúdos...