segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Você é o que come? Uma reflexão sobre segurança alimentar

Nestes dias finais de dezembro, cardápios para festas e encontros ganham destaque na vida e nas redes. Rabanadas, pernil, farofa, doces, saladas, tudo parece nos convidar a comer. Ao mesmo tempo, nos últimos meses, temos ouvido, nos noticiários, sobre a volta do Brasil ao chamado mapa da fome, com um alerta sobre a falta de segurança alimentar sobretudo para os habitantes do Norte e do Nordeste do país.


O que seria, então, segurança alimentar? Segundo o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, é a “realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais”. Essa realização tem, como base, “práticas alimentares promotoras de saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam social, econômica e ambientalmente sustentáveis”.


 Observamos alguns pontos em detalhes, começando por “alimentos de qualidade”. Ultraprocessados e agrotóxicos ganharam destaque e algumas isenções fiscais nos últimos anos. Em 2022, pela primeira vez, alimentar-se de ultraprocessados ficou mais barato na média do que comer produtos frescos. No caso dos agrotóxicos – utilizados em larga escala e trazendo danos ao ambiente, animais, ecossistemas e humanos –, o PL 1.459/2022, também conhecido como o “pacote do veneno”, foi aprovado pelo Senado em 28 de novembro. O projeto deixa brechas para regulamentar o uso de substâncias cancerígenas em nossas lavouras. Alimentos produzidos com estes ou outros agrotóxicos banidos em outros países seriam saudáveis? Como fica a qualidade da água nas regiões em que estes produtos são utilizados em larga escala? Se você é o que come, como você fica?

 

E se você não come?

Outro aspecto fundamental é a falta de acesso “regular e permanente” aos alimentos. Assistimos, em 2021, cenas impensáveis de pessoas em filas para conseguir ossos e, com eles, preparar algo para comer. De acordo com o relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), no Brasil são 21 milhões de pessoas que não têm o que comer todos os dias e 70,3 milhões em insegurança alimentar. Ainda segundo o documento, temos 10 milhões de pessoas desnutridas. Somos de fato “o celeiro do mundo”?

Há exatos 30 anos, surgia, no Brasil, uma campanha de nome comprido e compreensão rápida: Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida. Liderada pelo sociólogo Herbert de Souza, a campanha tem, até os dias de hoje, um lema: “quem tem fome tem pressa”.


 Nossas reflexões e debates sobre o tema da segurança alimentar são muito importantes. Podemos e devemos trabalhar o assunto em sala de aula, em casa, com os amigos. Mas gestos de solidariedade fazem a diferença para as pessoas de quem falamos, estes 21 milhões de seres humanos que não têm acesso regular e permanente a qualquer tipo de alimento. Portanto, nosso “para refletir” de hoje é um convite para agir. Você já ajudou alguém a matar a fome hoje?

 

Texto: Fernanda Veneu

 

Nós, do Labdec, desejamos a você e sua família boas festas! Em janeiro estaremos de férias, mas voltaremos com as publicações do BlogDec em fevereiro. Até lá!


Fontes/Para saber mais:

Definição de segurança alimentar e nutricional: https://www.ipea.gov.br/participacao/images/pdfs/conferencias/Seguranca_Alimentar_II/textos_referencia_2_conferencia_seguranca_alimentar.pdf

https://conselho.saude.gov.br/ultimas-noticias-cns/3090-alimentacao-saudavel-esta-cada-vez-mais-cara-e-distante-da-mesa-dos-brasileiros

https://www12.senado.leg.br/noticias/arquivos/2022/10/14/olheestados-diagramacao-v4-r01-1-14-09-2022.pdf

Guia alimentar da população brasileira:

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf

https://ojoioeotrigo.com.br/2022/09/os-ultraprocessados-tiram-onda-na-inflacao/

https://revistapesquisa.fapesp.br/o-peso-dos-ultraprocessados/

 

Live do Labdec sobre os agrotóxicos:

Muito além do seu prato: uma conversa sobre o uso de agrotóxicos no Brasil: https://www.youtube.com/watch?v=ckPncfXskCc&t=25s

https://contraosagrotoxicos.org/pacote-do-veneno-e-aprovado-no-senado/

 

Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida:

https://www.acaodacidadania.org.br/

 

Instagram:

@contraosagrotoxicos

@acaodacidania

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO DE BIOLOGIA: OS DESAFIOS PARA SUPERAR O MODELO CONSERVADOR

  Qual professor ou professora de Ciências e Biologia já não viveu aquele momento, durante o ano letivo, em que teve que trabalhar conteúdos...