Enchentes, secas, desertificação. O Dia Mundial da Água chega mais uma vez, em um contexto de mudanças climáticas acentuadas: falta de água em alguns lugares, excesso em outros. Temos assistido, na TV ou das janelas de nossas casas, às águas que arrastam pessoas e veículos em várias partes do mundo, devastando sonhos e residências, e à seca que mata gente, animais, plantas e a esperança.
A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou, já em 2023: metade da população mundial sofre com inundações e um terço do planeta, com a seca. Segundo estudo publicado ano passado pela Organização Meteorológica Mundial, “mudanças climáticas e atividades humanas desequilibram o ciclo hidrológico global.” Onde tudo isso vai dar? Onde queremos chegar?
Ainda no ano passado, a organização alertava, como vem fazendo há alguns anos, para o risco de escassez de água. Entre as consequências, temos a redução ou escassez também para as atividades agrícolas, o que pode causar problemas na produção de alimentos em nível global.
Água para todos/as, já
O acesso à água potável em domicílios e instituições se faz cada vez mais importante e urgente. No mundo, 2 bilhões de pessoas não têm acesso a esse recurso que é também um direito humano. Deste total, quase 35 milhões moram no Brasil. E mais: segundo o Censo Escolar de 2023, em nosso país, mais de um milhão de estudantes estão matriculados em 7,7 mil colégios sem acesso à água potável. Ainda de acordo com a pesquisa, deste total, 5,7 mil (74%) destas escolas estão localizadas em áreas rurais, onde encontramos terras indígenas, áreas de assentamento, em comunidades quilombolas, áreas de povos e comunidades tradicionais. Coincidência ou prioridades?
A pandemia de Covid-19 escancarou algumas das tantas desigualdades no Brasil e no mundo. Quantas e quantos podem, de fato, lavar as mãos com frequência em água limpa? Em relatório publicado em 2019 pelos profissionais do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), esses pesquisadores reconhecem: “o acesso à água potável no Brasil não é igualitário. Existem desigualdades relacionadas ao gênero, à renda da população, à área de moradia (zona rural ou zona urbana), ao tipo de bairro (formais ou ocupações), entre outros.”
Quantas e quantos têm acesso ao saneamento básico, condição fundamental para a saúde e a qualidade de vida? O Instituto Trata Brasil publica, anualmente, um ranking de saneamento nas cidades brasileiras. Em 2023, foram cerca de cem milhões de pessoas sem acesso à coleta de esgoto. As consequências se fazem sentir também na saúde, uma vez que doenças de veiculação hídrica podem causar a hospitalização destas pessoas.
Para onde vamos? Para onde queremos ir? O Dia Mundial da Água costuma estimular a organização de eventos e a divulgação de dados sobre o tema. Organizações como a ONU e o Instituto Trata Brasil costumam divulgar novas estatísticas relacionadas ao uso e ao acesso à água. Em meio a ondas de calor que varrem o país, que estes números aumentem a nossa sede por igualdade na distribuição deste recurso, bem como o reconhecimento de que o direito a água limpa é um direito humano. Para todas e todos, em todos os lugares.
Texto: Fernanda Veneu
Imagens: Pixabay
Para refletir: sabemos que o acesso à água e ao saneamento é fundamental e se faz cada vez mais urgente. Como podemos contribuir para este processo?
Você já ouviu falar em tecnologias sociais? Descubra, com sua/s turma/s, o que são e como podem ajudar a ampliar o acesso à água e a outros benefícios.
Filmes
O menino que descobriu o vento (The Boy Who Harnessed the Wind), 2019
Direção: Chiwetel Ejiofor
Disponível em: Netflix, Torrent, Popcorn Time
A lei da água (documentário), 2015
Direção: André D’Elia
Disponível no Youtube: https://youtu.be/jgq_SXU1qzc?si=5Hm-CPoia3COJsAE
Água e cidadania: uma conversa sobre o acesso à água no Brasil
Live do Labdec “com a professora Estela Neves - https://www.youtube.com/live/SqrBL_U2UM8?si=XN6Q7fGscjU1nByo
Sites
Aliança pela água – organizações da sociedade civil que trabalham com o acesso à água
https://www.novosparadigmas.org.br/pratica/alianca-pela-agua/
Instituto Trata Brasil – contém estatísticas sobre água e saneamento no país
Nenhum comentário:
Postar um comentário