segunda-feira, 12 de junho de 2023

Dia Nacional da Cultura e da Ciência

 

DIA NACIONAL DA CULTURA E DA CIÊNCIA



Você sabe o que celebramos em 5 de novembro? Hoje é o Dia Nacional da Cultura e Ciência! O dia foi escolhido, de forma simbólica, com a intenção de homenagear a data de nascimento de figuras exponenciais das letras e das ciências no Brasil e no mundo. Como exemplo, Ruy Barbosa, que foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras e redator do Código Civil de Bevilacqua, processo no qual uma de suas mais famosas citações pode ser encontrada: “Se a lei não for certa, não pode ser justa.”

A cultura pode ser entendida pela disseminação do acúmulo de experiência ao longo das gerações, por meio de diversos tipos de expressões - linguísticas, crenças, valores, hábitos, entre outros. A ciência, regida pelos princípios e leis da natureza, é compreendida como o conhecimento construído por meio de hipóteses, estudos e testes, com o intuito de buscar respostas e desenvolver ferramentas e recursos para o ser humano na sociedade. Esses dois aspectos são de extrema importância, por contribuir amplamente com o desenvolvimento humano nos diversos setores da vida.

No Brasil, há extensa pluralidade de culturas, dando destaque às tradições que propagam forte e harmônica relação entre o ser humano e a natureza, além de riqueza em recursos que podem fomentar o desenvolvimento científico, potencializando a necessidade de incentivos à pesquisa e valorização dos diversos costumes de nossa nação.

Vamos comemorar! Feliz Dia Nacional da Cultura e Ciência, e feliz aniversário, Ruy Barbosa!

Autores: Anna Bella Letieri Monteiro Ribeiro Ferreira e Dannylo Cardoso Maurício, graduandos em Engenharia Ambiental do CEFET/RJ

 

BRASIL, Lei Nº 5579 de 15 de maio de 1970. Dia Nacional da Cultura e Ciência. Disponível em:
Acesso em: 02 nov. 2022



Nenhum comentário:

Postar um comentário

GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO DE BIOLOGIA: OS DESAFIOS PARA SUPERAR O MODELO CONSERVADOR

  Qual professor ou professora de Ciências e Biologia já não viveu aquele momento, durante o ano letivo, em que teve que trabalhar conteúdos...