DIA MUNDIAL DA VIDA SELVAGEM
Neste 2 de março, Dia Mundial da Vida Selvagem, ainda se falam dos dois principais pontos defendidos nessa data: o valor incalculável da vida selvagem e a recuperação de espécies ameaçadas de extinção. Desde 2013, a Organização das Nações Unidas (ONU) considera esse dia como forma de comemorar a multiplicidade das espécies presentes em nosso planeta, mas também para se atentar aos perigos que ameaçam a fauna e a flora mundiais.
Toda a fauna e flora existente na vida selvagem tem um valor singular e possui diversas contribuições: educacional, cientifica, social, ecológica, genética ou até mesmo cultural. Esse dia é uma oportunidade para celebrar todos os tipos de beleza e variedade existentes nas selvas, bem como para alertar a sociedade dos benefícios que a conservação traz ao ser humano. Além disso, esse dia nos faz lembrar que a luta contra qualquer forma de dano à vida selvagem é uma luta de todos.
Assim, esse dia retoma a atenção para a importância de conservar e recuperar espécies em extinção, tanto na fauna, quanto na flora, e de buscar soluções para mitigar e reverter danos aos ecossistemas. Segundo a ONU, todos os anos, o mundo perde cerca de 4,7 milhões de hectares de florestas como resultado de ações humanas. Este número corresponde ao tamanho do território da Dinamarca, deixando nítido o tamanho da problemática do desmatamento espalhado pelo mundo. A luta para a conservação da vida selvagem é de todos nós!
No vídeo a seguir, António Guterres, secretário geral da ONU, fala sobre as diretrizes fundamentais que contribuem para mitigar os impactos nas selvas:
Acesse para saber mais:
Link destinado aos professores:
Nenhum comentário:
Postar um comentário