segunda-feira, 12 de junho de 2023

Dia da Defesa da Fauna

 

DIA DA DEFESA DA FAUNA



Hoje, 22 de novembro, é o Dia da Defesa da Fauna. A data está relacionada às questões de proteção de espécies animais e de seus habitats e esclarecimento sobre práticas que acabam por afetar suas existências.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Brasil é o país de maior biodiversidade mundial. Em nosso território, vivem mais de 115 mil espécies de invertebrados e aproximadamente 9 mil de vertebrados. Em relação aos répteis, perdemos somente para a Austrália e, quanto aos anfíbios, somente para a Colômbia. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), temos também 734 espécies de mamíferos, 1.982 de aves, 3.150 de peixes continentais e 1.358 de peixes marinhos.

Infelizmente, tal riqueza vem se perdendo ao longo dos anos. Atualmente, também segundo o ICMBio, mais de 1.300 espécies estão ameaçadas de extinção no território nacional.

Com isso, é levantada a pauta dos poderes públicos. De acordo com o artigo 225 da Constituição, é obrigação do Governo proteger a biodiversidade nacional, a fim de manter o equilíbrio ecológico.
Para isto, tornam-se necessárias ações de prevenção e fiscalização de atividades ilícitas realizadas por todo o Brasil, principalmente na Região Norte, onde ocorre o menor controle político.

Sensibilizar a população quanto à proteção da fauna e inibir esses crimes são atitudes essenciais para proteger a fauna. A sociedade pode e deve colaborar com denúncias contra toda forma de crime ambiental.

Defender a fauna é defender a biodiversidade, as muitas espécies existentes e seu direito à vida. Defender a fauna representa defender o bem-estar de todos nós!

Para saber mais:

Texto: Douglas Montez, graduando em Engenharia Ambiental do Cefet/RJ e integrante do grupo de Iniciação Científica do Labdec


Nenhum comentário:

Postar um comentário

GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO DE BIOLOGIA: OS DESAFIOS PARA SUPERAR O MODELO CONSERVADOR

  Qual professor ou professora de Ciências e Biologia já não viveu aquele momento, durante o ano letivo, em que teve que trabalhar conteúdos...