DIA MUNDIAL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Neste 26 de janeiro, dia mundial da educação ambiental, ainda ecoam as palavras contidas na Carta de Belgrado: "Precisamos de uma nova ética global – uma ética que promova atitudes e comportamentos para os indivíduos e sociedades, que seja consonante com o lugar da humanidade dentro da biosfera; que reconheça e responda com sensibilidade às complexas e dinâmicas relações entre a humanidade e a natureza, e entre os povos."
Escrita em 1975 e assinada por representantes de mais de 60 países, durante um seminário das Nações Unidas na Iugoslávia, a carta não poderia ser mais atual. Nela, são expostas temáticas relevantes para preservar o planeta que vão desde éticas globais, metas ambientais, até diretrizes básicas dos programas de educação ambiental e objetivos destes programas. Não é à toa que este documento se tornou um marco quando se fala em questões ambientais.
Em 2021, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) publicou o relatório "Learn for our planet: a global review of how environmental issues are integrated in education". Nele, alerta para o fato de que a maneira como vivemos atualmente não é sustentável e reafirma a importância da educação ambiental para estabelecer mudanças duradouras na relação com o planeta.
Os dois documentos são leituras inspiradoras para todos os que querem se comprometer com os cuidados ao planeta Terra como um todo. A educação ambiental, considerada em suas múltiplas dimensões e desafios, é capaz de trazer melhoria à vida de todos e ao ambiente. Que possamos passar da inspiração à ação.
Texto: Douglas Montez, graduando em Engenharia Ambiental e bolsista de Iniciação Científica do Labdec
Imagem: Pixabay
Para saber mais:
Carta de Belgrado (em português) - http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CBelgrado.pdf
Documento "Learn for our planet: a global review of how environmental issues are integrated in education": https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000377362
Nenhum comentário:
Postar um comentário