segunda-feira, 12 de junho de 2023

Dia Mundial da Educação Ambiental

 

DIA MUNDIAL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL



Neste 26 de janeiro, dia mundial da educação ambiental, ainda ecoam as palavras contidas na Carta de Belgrado: "Precisamos de uma nova ética global – uma ética que promova atitudes e comportamentos para os indivíduos e sociedades, que seja consonante com o lugar da humanidade dentro da biosfera; que reconheça e responda com sensibilidade às complexas e dinâmicas relações entre a humanidade e a natureza, e entre os povos."


Escrita em 1975 e assinada por representantes de mais de 60 países, durante um seminário das Nações Unidas na Iugoslávia, a carta não poderia ser mais atual. Nela, são expostas temáticas relevantes para preservar o planeta que vão desde éticas globais, metas ambientais, até diretrizes básicas dos programas de educação ambiental e objetivos destes programas. Não é à toa que este documento se tornou um marco quando se fala em questões ambientais.


Em 2021, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) publicou o relatório "Learn for our planet: a global review of how environmental issues are integrated in education". Nele, alerta para o fato de que a maneira como vivemos atualmente não é sustentável e reafirma a importância da educação ambiental para estabelecer mudanças duradouras na relação com o planeta.


Os dois documentos são leituras inspiradoras para todos os que querem se comprometer com os cuidados ao planeta Terra como um todo. A educação ambiental, considerada em suas múltiplas dimensões e desafios, é capaz de trazer melhoria à vida de todos e ao ambiente. Que possamos passar da inspiração à ação.


Texto: Douglas Montez, graduando em Engenharia Ambiental e bolsista de Iniciação Científica do Labdec


Imagem: Pixabay


Para saber mais:
Carta de Belgrado (em português) - http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CBelgrado.pdf
Documento "Learn for our planet: a global review of how environmental issues are integrated in education": https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000377362

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