DIA DO ENGENHEIRO FLORESTAL
Hoje, 12 de julho, é o dia do engenheiro florestal. A escolha desta data é uma homenagem a São João Gualberto, monge italiano que dedicou a vida ao cultivo de bosques florestais no século X, sendo consagrado pelo Papa Pio XII como o Protetor das Florestas e dos Guardas Florestais.
Os engenheiros florestais se dedicam às análises dos ecossistemas e fazem planejamentos relacionados à sua preservação, cuidado, mediação de riscos, dentre outras atividades.
No Brasil, país que conta com uma área imensa de florestas, a atuação desses profissionais é imprescindível para controlar a exploração desenfreada dos recursos naturais. No entanto, é fundamental que o engenheiro florestal possua ética e compromisso com a conservação da natureza.
Atualmente, o curso de engenharia florestal é fornecido em 60 instituições de ensino superior. Contudo, apenas em 1960 foi criado o primeiro curso, em Viçosa, Minas Gerais, a partir da atuação do presidente Juscelino Kubitschek.
Para saber mais:
https://geoblue.com.br/2020/07/12/dia-mundial-do-engenheiro-florestal/
12 de julho – Dia do Engenheiro Florestal – Crea-PE (creape.org.br)
https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-engenheiro-florestal.htm
Texto:
Anna Carolina Page, graduanda em Engenharia Ambiental no Cefet/RJ e bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq do Labdec.
Douglas Montez Lima dos Santos, graduando em Engenharia Ambiental no Cefet/RJ e bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq do Labdec.
João Marcelo M. Bastos, graduando em Engenharia Ambiental no Cefet/RJ e bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq do Labdec.
Nenhum comentário:
Postar um comentário