segunda-feira, 12 de junho de 2023

Dia Nacional da Educação Ambiental

 

DIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL



Sensibilizar para preservar. Esta é a proposta da Educação Ambiental, lembrada especialmente a cada 3 de junho. Instituída pela Lei 12.633/2012, esta data comemorativa busca evidenciar a importância de práticas educativas e políticas públicas que visem à conservação e construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

A Educação Ambiental apresenta-se como uma educação que se volta para as questões ambientais, na tentativa de entender esse meio profundamente marcado por infinitas relações sociais e naturais. Prevista em nossa Constituição, estabelece, como dever do Estado, promover, em todos os níveis de ensino, a sensibilização pública para a conservação ambiental. Seus objetivos são desenvolver, em todos nós, o sentimento de que pertencemos à natureza, bem como nos despertar para a responsabilidade social na defesa da qualidade do ambiente.

O modelo de produção atual, caracterizado pelo uso intensivo de energia fóssil, pela exploração excessiva dos recursos naturais e pela utilização do ar, água e solo como depósito de dejetos, tem resultado na intensa degradação ambiental. De acordo com o Programa Nacional de Educação Ambiental, as estratégias de enfrentamento da problemática socioambiental, para surtirem o efeito desejável na construção de sociedades sustentáveis, envolvem uma articulação coordenada entre todos os tipos de intervenção ambiental direta.

Por essa razão, a Educação Ambiental deve ser desenvolvida como uma prática educativa integrada e interdisciplinar, contínua e permanente, em toda a sociedade.
Vamos comemorar e divulgar esta data tão importante?


Oferecemos aqui algumas dicas para trabalhar o tema em sala de aula:
CAIRES, Taísa Cecília de Lima (Ed.). Caderno de atividades de Educação para Sustentabilidade. São Bernardo do Campo: Fundação Espaço ECO, 2019. 196 p. Disponível em: <[http://]www.espacoeco.org.br/wp-content/uploads/2020/01/Caderno-de-Atividades-de-Educacao-para-Sustentabilidade_final.pdf >. Acesso em: 22 jan. 2021.

DIAS, Genebaldo Freire. Atividades Interdisciplinares de Educação Ambiental. Editora Gaia, 2015. 224 p.

REGO, Ana Rita Franco do; SELVA, Ana. Caderno de orientações pedagógicas para a Educação Ambiental: rede estadual de ensino de Pernambuco. Recife: A Secretaria, 2013. 124 p. Disponível em: <http://fep.if.usp.br/~profis/arquivo/docs_curriculares/PE/Pernambuco_Orientacoes_Curriculares_Educacao_Ambiental_2013.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2021.

Texto: Alanza Zanini, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro, bolsista CAPES e pesquisadora do LABDEC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO DE BIOLOGIA: OS DESAFIOS PARA SUPERAR O MODELO CONSERVADOR

  Qual professor ou professora de Ciências e Biologia já não viveu aquele momento, durante o ano letivo, em que teve que trabalhar conteúdos...