DIA DA LUTA CONTRA OS AGROTÓXICOS
No dia 3 de dezembro de 1984, um vazamento em uma fábrica de agrotóxicos na cidade de Bhopal, na Índia, causou a intoxicação de diversas pessoas e a perda de muitas vidas.
A partir deste evento, considerado o maior crime industrial da história, acendeu-se o alerta: é importante evitar, prevenir acontecimentos como este. Nesse sentido, foi estabelecido o dia mundial da luta contra os agrotóxicos.
Os agrotóxicos são produtos químicos sintéticos. Buscam, principalmente, controlar “pragas” que podem ser vetores de doenças que atingem a vegetação. Entretanto, são extremamente nocivos aos seres vivos e ao ambiente. Por alcançar longas distâncias, também afetam lugares muito além de suas áreas de plantio, o que demonstra que somente equipamentos de proteção aos que se expõem diretamente a estes produtos não são nem perto do suficiente. Assim, o dia promove a redução do uso desses produtos químicos e a busca por outros meios, como a agroecologia.
A luta pela sobrevivência e contra uma economia que se coloca acima da vida já se dá há séculos, destacando a necessidade de aprendizado com nossos exemplos históricos. A celebração vem dar ainda mais poder a esse combate, na prática. Portanto, é um dia não só para refletir, mas também para nos juntarmos à ação! Feliz dia da luta contra os agrotóxicos!
Autoria: Anna Bella Letieri Monteiro Ribeiro Ferreira, estudante de Engenharia Ambiental do CEFET/RJ.
Fontes:
https://www.asbran.org.br/noticias/dia-mundial-de-combate-ao-agrotoxico-pede-reflexao
Nenhum comentário:
Postar um comentário