DIA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Neste 16 de março, dia nacional da conscientização sobre mudanças climáticas, mais uma vez ressaltamos a necessidade de uma transformação urgente em nossa maneira de viver e de tratar o planeta. A crise do clima é um dos maiores desafios do século XXI e solucioná-la depende de nós!
A data tem sua origem em 1998, quando se deu início o processo de reconhecimento ao Protocolo de Kyoto. Assim, por meio da lei nº12.533/ 2011, estabeleceu-se em território nacional a importância de viabilizar debates e mobilizações em torno de alternativas mais sustentáveis, que reduzam o impacto dessas mudanças sobre a Terra.
No Brasil, a maior parte das emissões de gases de efeito estufa na atmosfera, como o dióxido de carbono (CO2), é causada pelo desmatamento. Juntamente com toda degradação ambiental, perda de biodiversidade e a escassez de recursos naturais, a intensa emissão desses gases traz sérias consequências.
Segundo relatório publicado pelo Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC) no mês passado, a situação nunca foi tão grave: a temperatura do planeta tende a atingir ou exceder 1,5° C de aquecimento nas próximas duas décadas. Ainda, em um cenário de altas emissões, resultados do IPCC mostram que até 2100 a Terra pode aquecer até 5,7°C.
O desequilíbrio ambiental causado por essa crise climática afeta a todos nós. Temperaturas extremas, tempestades e seca intensas, calotas de gelo derretendo, a crescente frequência de enchentes, incêndios florestais, furacões e ciclones são apenas alguns dos problemas com os quais estamos lidando.
Com isso, a data de hoje é uma convocação à ação. É fundamental entender os efeitos da contínua mudança climática e lutar por um futuro mais seguro.
Texto: Anna Carolina Page, estudante de Engenharia Ambiental do Cefet/RJ e bolsista de Iniciação Científica do Labdec
Imagens: Pixabay
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário