segunda-feira, 12 de junho de 2023

Dia Mundial da Água

 

DIA MUNDIAL DA ÁGUA



Hoje, dia 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água.

Criado em1993, este dia tem, como objetivo, sensibilizar a todos para a importância da água doce disponível no planeta. Visa a chamar a sociedade a refletir sobre a escassez deste recurso e seu grande valor. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 2,2 bilhões de pessoas não têm acesso à agua doce.

Em 2022, a ONU tenta abrir os olhos da sociedade para as águas subterrâneas: praticamente invisíveis aos olhos do ser humano, têm um impacto visível em todos os lugares. Dentre o total das águas espalhadas pelo globo terrestre, cerca de 18% encontram-se em aquíferos e formações geológicas submersas. Elas desempenham papel fundamental para manter a vida humana, o funcionamento de ecossistemas, além de serem importantes para a fauna e a flora, dentre outros.

As águas subterrâneas podem ser extraídas para a superfície com bombas e poços antrópicos. Porém, o acesso a estes mananciais é difícil, o que as protege contra a exploração em larga escala.

Não devemos explorar esse recurso maneira indiscriminada, mas criar métodos de acesso à água potável no mundo, protegê-la e usá-la de forma sustentável. Não adianta usar as águas subterrâneas da mesma forma que as outras fontes, pois todos nós sabemos o resultado: escassez. Vamos nos conscientizar e agir diferente, nas diversas áreas de atuação que temos? Consciência ambiental passa por vários terrenos, do individual ao coletivo, da reciclagem ao modelo econômico escolhido, do lixo ao voto.

Você sabia que...
1- quase toda a água liquida doce do mundo é subterrânea.
2- o objetivo 6 do Desenvolvimento Sustentável busca a disponibilidade de água e saneamento para todos até 2030.
3- cerca de 38% de toda a água utilizada para irrigação tem sua origem em aquíferos.

Texto: Douglas Montez, estudante de Engenharia Ambiental do Cefet/RJ e bolsista de iniciação científica do Labdec

Imagem: Pixabay

Para mais informações:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO DE BIOLOGIA: OS DESAFIOS PARA SUPERAR O MODELO CONSERVADOR

  Qual professor ou professora de Ciências e Biologia já não viveu aquele momento, durante o ano letivo, em que teve que trabalhar conteúdos...