DIA INTERNACIONAL DO LIXO ELETRÔNICO
Hoje, 14 de outubro, é o Dia Internacional do Lixo Eletrônico. A data surgiu como forma de sensibilizar os cidadãos sobre a importância de separar os eletroeletrônicos, baterias portáteis e pilhas não mais utilizadas e levar para o processo de reciclagem, em Pontos de Entrega Voluntários. Esse ato, além de sustentável, estimula a circulação da economia.
O Dia Internacional do Lixo Eletrônico foi organizado pelo WEEE Fórum, uma instituição europeia sem fins lucrativos e que é o maior centro multinacional de competência do mundo em termos de know-how operacional referente à gestão de resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos.
Segundo relatório divulgado pela Plataforma para Aceleração da Economia Circular e pela Coalizão das Nações Unidas sobre Lixo Eletrônico, o Brasil é o país que mais produz esse tipo de resíduo na América Latina e o quinto no mundo, gerando mais de dois milhões de toneladas por ano. Será que realmente precisamos de todos estes produtos que consumimos?
Aqui, a data é promovida pela Green Eletron, fundada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), que atua como gestora sem fins lucrativos destes resíduos. Por isso, diversas instituições que trabalham com o lixo eletrônico se uniram para realizar eventos, campanhas, lançamentos de novos produtos, nesta data. E você, pronto para colaborar também?
Texto: Leyde Cuela, graduanda em Engenharia Ambiental no CEFET/RJ e bolsista de Iniciação Científica no LABDEC
Nenhum comentário:
Postar um comentário