DIA INTERNACIONAL DA TERRA
Hoje, 22 de abril, é o Dia Internacional da Terra. A data começou a ser comemorada em 1970, nos Estados Unidos, com manifestações sobre temas ecológicos e educacionais alertando sobre questões ambientais, e logo se expandiu pelo mundo. Esta comoção da sociedade foi fundamental para a aprovação de leis ambientais pioneiras, sobre emissão de gases nocivos e proteção de espécies ameaçadas à época.
Atualmente, a data alerta sobre as mudanças climáticas e a necessidade de reduzir aquecimento global e desmatamento no planeta. Estes resultados das ações humanas trazem diversos impactos às formas de vida da Terra, como o aumento do nível do mar, a redução de espécies e a maior frequência de fenômenos climáticos extremos.
Além disso, o Dia Internacional da Terra é utilizado para refletirmos acerca dos problemas ambientais, das nossas atitudes em prol da proteção do planeta e exigirmos dos nossos governantes medidas eficientes para amenizar impactos ambientais e criar estratégias de conservação.
Se, na década de 1970, a comoção social provocou mudanças e novas leis, por que não agora? Há várias iniciativas para proteger nosso planeta. Que tal escolher uma e aderir a ela?
Texto: Ryan Alves, estudante de Engenharia Ambiental do Cefet/RJ e bolsista de iniciação científica do Labdec
Imagem: Pixabay
Nenhum comentário:
Postar um comentário