segunda-feira, 12 de junho de 2023

Dia da Proteção das Florestas

 

DIA DA PROTEÇÃO DAS FLORESTAS



Você sabe que dia é hoje? Dedicado à proteção das florestas, o 17 de julho é uma data muito importante - principalmente para o Brasil, que vem sofrendo com o desmatamento de todos os seus biomas. Este dia também comemora a existência de uma das lendas do folclore brasileiro, o curupira, um ser mítico, conhecido como guardião das florestas, que pune pessoas que as querem destruir, e é responsável pela proteção das árvores e animais.

Alguns biomas brasileiros contam com florestas, que têm sofrido com o desmatamento e as queimadas. De acordo com dados do Imazon publicados em matéria do portal de notícias G1, de janeiro a maio deste ano, somente na Amazônia foi perdido o equivalente a mais de 2 mil campos de futebol em áreas de floresta nativa.

É importante lembrar que a Floresta Amazônica é responsável por abrigar um quinto da água potável no planeta, além de ser considerada a maior floresta tropical do mundo e conter uma das maiores biodiversidades. Os rios voadores que se formam sobre a floresta também possuem uma grande influência no regime de chuvas da América do Sul, o que mostra a importância da sua proteção para o nosso país e continente.

Além da Floresta Amazônica, devemos proteger todas as florestas que estão ao nosso alcance, seja através de movimentos sociais ou iniciativas próprias. Inspirados pelas demandas sociais e pela história do curupira, podemos buscar a melhor maneira de atuar para garantir a sobrevivência das nossas florestas. Conhecer e compartilhar sobre a importância delas já é o primeiro passo!!

Para saber mais:
https://www.greenpeace.org/brasil/blog/e-dia-de-defender-as-florestas/
https://www.mrv.com.br/sustentabilidade/pt/materias-e-dicas/verde/17-de-julho-dia-de-protecao-as-florestas
https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2022/07/17/dia-de-protecao-as-florestas-dados-alertam-para-importancia-da-preservacao-e-conservacao-da-amazonia.ghtml

Texto: Nicoly Muniz, graduanda em Engenharia Ambiental no Cefet/RJ e bolsista de iniciação científica do Labdec.
Ryan Alves, graduando em Engenharia Ambiental no Cefet/RJ e bolsista de iniciação científica no Labdec.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO DE BIOLOGIA: OS DESAFIOS PARA SUPERAR O MODELO CONSERVADOR

  Qual professor ou professora de Ciências e Biologia já não viveu aquele momento, durante o ano letivo, em que teve que trabalhar conteúdos...