DIA INTERNACIONAL DA LUTA CONTRA A PESCA ILEGAL, NÃO DECLARADA E NÃO REGULAMENTADA
A vivência harmônica do ser humano com outras espécies é essencial para a saúde do planeta. Contudo, certas atividades de exploração dos recursos naturais, como a pesca ilegal, agridem o ambiente e tornam a convivência entre as espécies longe de ser saudável. Com o aumento da população e da fome, nota-se a intensificação ilegal dessa atividade, que deve ser combatida. A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) estima que as ações pesqueiras ilegais, não declaradas e não regulamentadas provoquem perdas entre 11 a 26 milhões de toneladas de peixes a cada ano.
Por ser uma fonte essencial para a subsistência de muitas comunidades, alimentação, emprego, desenvolvimento econômico e social, a pesca é uma atividade essencial em todo o mundo. Entretanto, as práticas ilícitas desta atividade impactam negativamente os ecossistemas aquáticos, ameaçando várias espécies da fauna. Assim, hoje, dia 5 de junho, é uma data marcante para o meio ambiente e a biodiversidade aquática, pois, em 2017, por meio da Resolução 72/72 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas, essa data foi proclamada como o Dia Internacional da Luta contra a Pesca Ilegal, Não Declarada e Não Regulamentada.
Vamos divulgar esta data tão importante para os ecossistemas aquáticos?
Para saber mais:
Texto: João Marcelo M. Bastos, graduando em Engenharia Ambiental no Cefet/RJ e bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq do Labdec.
Nenhum comentário:
Postar um comentário