DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS
Hoje, 4 de outubro, é o Dia Mundial dos Animais.
Essa história teve seu início tempos atrás... No dia 8 de maio de 1931, ecologistas se reuniram em Florença (Itália), no International Animal Protection Congress. Com o intuito de sensibilizar a sociedade em relação às diversas espécies e, também, de apontar a necessidade de proteção à mãe Terra, decidiram instituir a celebração do Dia Mundial dos Animais em 4 de outubro. Assim, conciliaram a data com a celebração religiosa de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e da natureza.
Apesar disso, os diretos dos animais só foram registrados tempos depois, em 1978, quando a Declaração Universal dos Direitos dos Animais foi publicada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
E qual o significado desta declaração?
Trata-se de um documento composto de 14 artigos que afirmam os direitos de proteção e respeito aos animais, por parte do ser humano. Traz, em suas afirmações, algo que, atualmente, tem sido bastante esquecido: o fato de que nós, seres humanos, não somos meros espectadores dessa vida selvagem: somos também parte dessa complexa diversidade.
Já no Brasil, berço de uma das mais ricas biodiversidades do mundo, temos o artigo 225 da Constituição Nacional (1988) e dispositivos legais específicos, com alcance nacional, como a Lei de Crimes Ambientais (1998), ferramentas fundamentais para proteção à vida animal.
Assim, é necessário não só refletirmos sobre essa data, como também colocar em prática ações para minimizar os impactos que produzimos na vida dos animais e de todas as espécies.
Texto: Anna Carolina Page, graduanda em Engenharia Ambiental no CEFET/RJ e bolsista de Iniciação Científica no LABDEC.
Fontes:
https://www.ecycle.com.br/dia-mundial-dos-animais/
https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/carreira/entenda-o-que-sao-os-direitos-dos-animais
Declaração Universal dos Direitos dos Animais:
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/direitoanimais.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário