DIA DA CONFRATERNIZAÇÃO UNIVERSAL E DA PAZ MUNDIAL
Você sabe o que é celebrado no primeiro dia do ano? Além do fato de ser uma data festiva, por se iniciar um novo ano, 1º de janeiro foi escolhido como o Dia da Confraternização Universal e da Paz Mundial.
O século XX foi marcado, também, por inúmeros confrontos entre nações, e por isso, o Papa Paulo VI, em 1967, propôs a comemoração desta data com o objetivo de promover harmonia, alegria e felicidade entre as nações. Apesar de, desde 1981, o Dia Internacional da Paz ser comemorado no dia 21 de setembro, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu o dia 1º de janeiro como o Dia da Confraternização Universal.
Aliando essa pauta para o meio ambiente, o dia 1º de janeiro ficou marcado como uma data de esperança e reflexão. Por isso, espera-se que os olhares para um planeta economicamente sustentável sejam valorizados e aplicados, proporcionando uma harmonia do ser humano e biodiversidade.
No século XXI, ainda marcado por tantos conflitos e por uma pandemia, entende-se que essa comemoração passa, necessariamente, por um planeta apaziguado. Essa paz também é fruto de uma educação ambiental que nos leva ao uso dos recursos de maneira sustentável e, também, à justiça ambiental.
Para saber mais:
Texto: João Marcelo M. Bastos, graduando em Engenharia Ambiental no Cefet/RJ e bolsista de Iniciação Científica no Labdec.
Nenhum comentário:
Postar um comentário