DIA MUNDIAL DO HABITAT
“Aonde você mora? Aonde você foi morar?” A música do grupo Cidade Negra pode nos fazer lembrar do Dia Mundial do Habitat, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1986 e celebrado, a cada ano, na primeira segunda-feira de outubro. O dia tem, como intuito, provocar a reflexão sobre o estado dos habitats e o direito básico de todos à moradia adequada, bem como relembrar o mundo de sua responsabilidade sobre o habitat de futuras gerações.
O habitat é essencial para nossa existência na Terra, lugar onde temos acesso a elementos primordiais para a nossa sobrevivência: os alimentos, o ar, a água.
De acordo com dados do IBGE, o Brasil tem por volta de 5 milhões de moradias irregulares por todo o território nacional. Isso significa que as pessoas que vivem nestes habitats não têm acesso aos serviços básicos essenciais.
Esses dados são preocupantes, pois indicam que quase 30% dos brasileiros sofrem por conta da moradia. Esse percentual extrapola a recomendação global de comprometimento de renda de um país, revelando tamanha gravidade social.
Em 2021, o dia tem, como tema, “acelerando a ação urbana para um mundo livre de carbono”. Cuidar dos habitats também é cuidar das cidades e de suas gerações futuras.
Texto: Douglas Montez, graduando em Engenharia Ambiental no CEFET/RJ e bolsista de Iniciação Científica no LABDEC
Imagens: Pixabay
Nenhum comentário:
Postar um comentário